Pular para o conteúdo principal

Visagistas confirmam: "Pinte o cabelo da cor que você quiser"



Conversei sobre cabelos tingidos de cores fantasias com dois colegas visagistas. Priscila Delfino, que conheci na produção de um passo a passo no tempo que eu trabalhava na revista Viva Beleza, e Robertinho Marques, que conheci quando cobri Hair Brasil de 2011 e, ano passado, o entrevistei para uma reportagem da revista Cortes & Penteados com Estilo

Falar com visagistas é muito interessante porque eles veem a beleza de uma forma diferente (que é muito mais rica, digamos assim). Enquanto a mídia impõe padrões, os visagistas levantam a bandeira da beleza individual e personalizada e montam um visual em cima dos quatro tipos de temperamento: Sanguíneo, Colérico, Fleumático e Melancólico. 

Priscila me contou que os sanguíneos amam cabelos de cores fantasias – e muitos, assim como ela e eu, mudam a cor constantemente. “É o tipo de pessoa que ama a novidade e gosta de ser o centro das atenções. Um cabelo que chama atenção é o prazer dela”, explica a profissional. 

Robertinho concorda e acrescenta que cada tipo de temperamento combina com uma cor. “O vermelho representa as características do colérico, o laranja combina com o sanguíneo e as cores frias (violeta, azul e verde) adequam-se a fleumáticos e melancólicos.” 

Isso significa que você não deve se preocupar com aquela tia que diz que você fica melhor de cabelo discreto. Se você quer se mostrar ao mundo de cabelo colorido é isso que deve fazer e ponto final. “Vivemos a Era da Personalização. Tudo depende do estilo da cliente”, explica Priscila. “O importante é saber como você quer expressar sua imagem”, completa Robertinho. 

Priscila também ama mudar a cor do cabelo. Atualmente, ela usa um platinado chiquérrimo que já ganhou uma mecha cor-de-rosa. “Usei o Pink da Jeans Color [Alfaparf]”, revelou a profissional. “Da última vez, usei também o Ocean Blue [também Jeans Color] e criei uma mecha com degradê que ia do azul, passava pelo violeta e chegava ao cor-de-rosa.” 

Essas tinturas de cores fantasias são semipermanentes, ou seja, seus pigmentos fixam superficialmente no fio. “O grande barato dessas colorações é que, por durarem pouco, possibilita a liberdade de mudar sempre a cor do cabelo”, comenta Priscila. 

E a pergunta que não quer calar... Nós - consumidoras e meras mortais - podemos descolorir o cabelo sozinhas? Ambos visagistas acham muito arriscado. Além de manchas, corremos o risco de danificar (e muito) nossos fios. Portanto, a melhor saída é encontrar um bom profissional.

Leia também
Pintando o cabelo de cores fantasias
No Vermelho: Dilemas de toda ruiva tingida
Olha, mãe, o cabelo da moça é rosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspiração: Bryce Dallas Howard

Quem foi no cinema assistir Jurassic World , com certeza, ficou de olho no cabelo de Claire, personagem de Bryce Dallas Howard . Trata-se de um chanel chapado e assimétrico que no decorrer do filme ganha leves ondas e dá a sensualidade que toda protagonista de um longa hollywoodiano precisa. O look da personagem foi minuciosamente planejado com tudo que está em alta. É um cabelo que tem a cor do momento (o ruivo acobreado) e o corte favorito das celebs mais trends (o tal do long bob ). O mais legal do cabelo de Claire é que ele fica cada vez mais bonito com o mega esforço que a personagem faz para sobreviver do ataque de dinossauros. Além de lutar pela própria vida, ela "arregaça as mangas" para salvar seus sobrinhos, Gray e  Zach. Dá aquela sensação de liberdade (que eu tô precisando!) de que não tem problema o efeito liso de chapinha acabar, pois o cabelo continuará sensacional. Tudo bem que na vida real a gente não costuma fugir de dinossauros, mas

Progressiva sem formol Super Lizz AnaLéa: eu usei!

foto: divulgação Era tarde de quarta-feira. Deu vontade de praticar meu "esporte" favorito: perder-me entre as prateleiras de uma loja de cosméticos e já que eu estava na Rua Vinte e Quatro de Maio, centro de São Paulo, entrei na  Padron Perfumaria . Olho um creme de hidratação aqui, um kit de cauterização ali, um esmalte acolá e me deparo com a escova progressiva sem formol Super Lizz Progress AnaLéa , que é composta de dois produtos: um xampu anti-resíduos e a progressiva propriamente dita. Fiquei curiosa. Comprei. Gastei cerca de cinquenta reais. Acabei levando também mais dois produtos o reconstrutor Restaurador + Emoliência e o Leave-on Defrizante, ambos da  Nutretrat Professional , acho que se trata de uma outra linha do mesmo fabricante da progressiva, mas o atendente me disse que é uma versão repaginada dos produtos de tratamento pós-progressiva dessa marca AnaLéa. E lá se foram mais cinquenta reais, totalizando R$ 100. Até aquele momento eu ainda estava

Pintando o cabelo de cores fantasias

Todo mundo me pergunta como faço para ter cabelo rosa. Por isso, escrevi este post explicando como é o processo pintar os fios com cores fantasias. No meu caso, precisei descolorir na primeira vez porque tinha coloração escura no cabelo. Hoje, ao retocar, uso uma tinta superclareadora na raiz a aplico a cor fantasia em todo o cabelo.  A cor natural do meu cabelo é 5.0 (ou castanho-claro) e ao ser submetido a tal tintura superclareadora abre até quatro tons sem descoloração prévia. O resultado é um fundo amarelo ótimo para jogar vermelho e laranja (como você pode ver detalhadamente abaixo).  Ok. Isso que faço dá certo para mim. Mas não significa que dê certo para você. Primeiro você precisa escolher a cor que deseja. Escolheu? Agora é preciso analisar a cor natural do seu cabelo (caso não saiba, pergunte para um profissional). Outra coisa, seu cabelo tem tintura escura? Se tiver, você TEM que descolorir. Não há outro caminho.  VERMELHO  CABELO VIRGEM: Essa é a co