Como me sinto quando me olho no espelho todas as manhãs. |
Todas nós passamos por um Bad Hair Day, aquele dia que nossos fios amanhecem horríveis e nos deixam desesperadas por uma solução que não exija horas e horas de secador e chapinha a cada nova manhã.
Confesso que já cheguei muitas vezes atrasada ao trabalho ou outros compromissos por causa disso e escuto constantes reclamações dos amigos que insistem em dizer que gasto muito tempo arrumando meu cabelo. Para minha alegria não sou a única.
Uma pesquisa realizada em 2012, no Reino Unido, revelou que mulheres britânicas sofrem o equivalente a 26 anos de suas vidas com o Bad Hair Day. É que os cabelos delas amanhecem “ruim” (oleosos, com frizz ou indisciplinados), pelo menos, três vezes por semana , e elas gastam muito tempo arrumando. Segundo o estudo, isso equivale a 156 dias de um ano ou 9.828 dias de cabelo RUIM.
Um “Bad Hair Day” também afeta – e muito – minha autoestima. Quando meu cabelo não está em boas condições, eu só quero me esconder das pessoas e fico extremamente abalada por comentários negativos a respeito dos meus problemas capilares (ou cabeludos, rs).
Mas e aí? O que causa o tal dia do cabelo ruim? Falta de sorte? Genética? Não! O Bad Hair Day, como mostra a lista abaixo, é causado por nós mesmas ou pelo ambiente que vivemos. Sabendo das causas, podemos (juntas!) encontrar soluções para ficarmos livres deste problemão.
Mau-humor
O estresse afeta seus hormônios que, consequentemente, afetam sua pele, cabelo e unhas. A pele fica ressecada, o cabelo cai aos montes e as unhas quebram. Cuidar da mente é tão fundamental quanto usar condicionador. Não importa o que tira você do sério, desencana. Pense no seu cabelo.
Falta de disciplina
Quando estamos de bom-humor conseguimos administrar nosso tempo. Isso significa que nos disciplinamos para cumprir todos compromissos, inclusive, o momento de cuidar do cabelo. É necessário hidratar o cabelo com bons produtos, pelo menos, uma vez por semana. Essa hidratação semanal melhora a penteabilidade e rebeldia dos fios.
Clima
Se você vive de chapinha – assim como eu – deve se preparar para as mudanças do tempo, principalmente, quando o ar estiver úmido. É que, em questão de minutos, a umidade transforma seu cabelo lisinho de chapinha em uma peruca do Bozo (estou cansada de passar por isso). Há produtos finalizadores que prometem proteger seu cabelo da umidade (confesso que todos cosméticos que usei para essa finalidade não adiantaram nada).
Falta de tesoura
Sabe quando olhamos no espelho e parece que nosso cabelo está sem forma? Talvez seja hora de visitar o cabeleireiro para aparar as pontinhas. É que muitos cortes de cabelo perdem a beleza se não forem mantidos. Tirar as pontinhas pode ajudar e muito.
Oleosidade excessiva
Você sente que seu cabelo está muito oleoso? Há especialistas que afirmem que, na terceira semana do ciclo menstrual, nosso corpo produz uma grande quantidade de óleo que causa espinhas e excesso de oleosidade no couro cabeludo. A solução? Aplique o xampu duas vezes na hora do banho quando estiver nesse período.
Dieta não balanceada
Responda com sinceridade: Você se alimenta corretamente? Uma dieta pobre em nutrientes resulta em um cabelo fraco, quebradiço e sem brilho. Não brinque com sua alimentação. Evite (ou pelo menos tente) frituras, doces e refrigerante e “se jogue” no mundo da “comida saudável”. Essa atitude fará bem para você, seu corpo e seu cabelo.
Leia também
Top 5: Produtos para cabelos danificados
*****
Curta a fan page do blog Calcinha Rosa-Choque
Leia também
Top 5: Produtos para cabelos danificados
*****
Curta a fan page do blog Calcinha Rosa-Choque
Comentários
Postar um comentário