Pular para o conteúdo principal

Bad Hair Day: Principais causas

Como me sinto quando me olho no espelho todas as manhãs.
Todas nós passamos por um Bad Hair Day, aquele dia que nossos fios amanhecem horríveis e nos deixam desesperadas por uma solução que não exija horas e horas de secador e chapinha a cada nova manhã.

Confesso que já cheguei muitas vezes atrasada ao trabalho ou outros compromissos por causa disso e escuto constantes reclamações dos amigos que insistem em dizer que gasto muito tempo arrumando meu cabelo. Para minha alegria não sou a única. 

Uma pesquisa realizada em 2012, no Reino Unido, revelou que mulheres britânicas sofrem o equivalente a 26 anos de suas vidas com o Bad Hair Day. É que os cabelos delas amanhecem “ruim” (oleosos, com frizz ou indisciplinados), pelo menos, três vezes por semana , e elas gastam muito tempo arrumando. Segundo o estudo, isso equivale a 156 dias de um ano ou 9.828 dias de cabelo RUIM. 

Um “Bad Hair Day” também afeta – e muito – minha autoestima. Quando meu cabelo não está em boas condições, eu só quero me esconder das pessoas e fico extremamente abalada por comentários negativos a respeito dos meus problemas capilares (ou cabeludos, rs). 

Mas e aí? O que causa o tal dia do cabelo ruim? Falta de sorte? Genética? Não! O Bad Hair Day, como mostra a lista abaixo, é causado por nós mesmas ou pelo ambiente que vivemos. Sabendo das causas, podemos (juntas!) encontrar soluções para ficarmos livres deste problemão. 

Mau-humor 
O estresse afeta seus hormônios que, consequentemente, afetam sua pele, cabelo e unhas. A pele fica ressecada, o cabelo cai aos montes e as unhas quebram. Cuidar da mente é tão fundamental quanto usar condicionador. Não importa o que tira você do sério, desencana. Pense no seu cabelo. 

Falta de disciplina 
Quando estamos de bom-humor conseguimos administrar nosso tempo. Isso significa que nos disciplinamos para cumprir todos compromissos, inclusive, o momento de cuidar do cabelo. É necessário hidratar o cabelo com bons produtos, pelo menos, uma vez por semana. Essa hidratação semanal melhora a penteabilidade e rebeldia dos fios. 

Clima 
Se você vive de chapinha – assim como eu – deve se preparar para as mudanças do tempo, principalmente, quando o ar estiver úmido. É que, em questão de minutos, a umidade transforma seu cabelo lisinho de chapinha em uma peruca do Bozo (estou cansada de passar por isso). Há produtos finalizadores que prometem proteger seu cabelo da umidade (confesso que todos cosméticos que usei para essa finalidade não adiantaram nada). 

Falta de tesoura 
Sabe quando olhamos no espelho e parece que nosso cabelo está sem forma? Talvez seja hora de visitar o cabeleireiro para aparar as pontinhas. É que muitos cortes de cabelo perdem a beleza se não forem mantidos. Tirar as pontinhas pode ajudar e muito. 

Oleosidade excessiva 
Você sente que seu cabelo está muito oleoso? Há especialistas que afirmem que, na terceira semana do ciclo menstrual, nosso corpo produz uma grande quantidade de óleo que causa espinhas e excesso de oleosidade no couro cabeludo. A solução? Aplique o xampu duas vezes na hora do banho quando estiver nesse período. 

Dieta não balanceada 
Responda com sinceridade: Você se alimenta corretamente? Uma dieta pobre em nutrientes resulta em um cabelo fraco, quebradiço e sem brilho. Não brinque com sua alimentação. Evite (ou pelo menos tente) frituras, doces e refrigerante e “se jogue” no mundo da “comida saudável”. Essa atitude fará bem para você, seu corpo e seu cabelo.

Leia também
Top 5: Produtos para cabelos danificados

*****
Curta a fan page do blog Calcinha Rosa-Choque

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspiração: Bryce Dallas Howard

Quem foi no cinema assistir Jurassic World , com certeza, ficou de olho no cabelo de Claire, personagem de Bryce Dallas Howard . Trata-se de um chanel chapado e assimétrico que no decorrer do filme ganha leves ondas e dá a sensualidade que toda protagonista de um longa hollywoodiano precisa. O look da personagem foi minuciosamente planejado com tudo que está em alta. É um cabelo que tem a cor do momento (o ruivo acobreado) e o corte favorito das celebs mais trends (o tal do long bob ). O mais legal do cabelo de Claire é que ele fica cada vez mais bonito com o mega esforço que a personagem faz para sobreviver do ataque de dinossauros. Além de lutar pela própria vida, ela "arregaça as mangas" para salvar seus sobrinhos, Gray e  Zach. Dá aquela sensação de liberdade (que eu tô precisando!) de que não tem problema o efeito liso de chapinha acabar, pois o cabelo continuará sensacional. Tudo bem que na vida real a gente não costuma fugir de dinossauros, mas

Progressiva sem formol Super Lizz AnaLéa: eu usei!

foto: divulgação Era tarde de quarta-feira. Deu vontade de praticar meu "esporte" favorito: perder-me entre as prateleiras de uma loja de cosméticos e já que eu estava na Rua Vinte e Quatro de Maio, centro de São Paulo, entrei na  Padron Perfumaria . Olho um creme de hidratação aqui, um kit de cauterização ali, um esmalte acolá e me deparo com a escova progressiva sem formol Super Lizz Progress AnaLéa , que é composta de dois produtos: um xampu anti-resíduos e a progressiva propriamente dita. Fiquei curiosa. Comprei. Gastei cerca de cinquenta reais. Acabei levando também mais dois produtos o reconstrutor Restaurador + Emoliência e o Leave-on Defrizante, ambos da  Nutretrat Professional , acho que se trata de uma outra linha do mesmo fabricante da progressiva, mas o atendente me disse que é uma versão repaginada dos produtos de tratamento pós-progressiva dessa marca AnaLéa. E lá se foram mais cinquenta reais, totalizando R$ 100. Até aquele momento eu ainda estava

Pintando o cabelo de cores fantasias

Todo mundo me pergunta como faço para ter cabelo rosa. Por isso, escrevi este post explicando como é o processo pintar os fios com cores fantasias. No meu caso, precisei descolorir na primeira vez porque tinha coloração escura no cabelo. Hoje, ao retocar, uso uma tinta superclareadora na raiz a aplico a cor fantasia em todo o cabelo.  A cor natural do meu cabelo é 5.0 (ou castanho-claro) e ao ser submetido a tal tintura superclareadora abre até quatro tons sem descoloração prévia. O resultado é um fundo amarelo ótimo para jogar vermelho e laranja (como você pode ver detalhadamente abaixo).  Ok. Isso que faço dá certo para mim. Mas não significa que dê certo para você. Primeiro você precisa escolher a cor que deseja. Escolheu? Agora é preciso analisar a cor natural do seu cabelo (caso não saiba, pergunte para um profissional). Outra coisa, seu cabelo tem tintura escura? Se tiver, você TEM que descolorir. Não há outro caminho.  VERMELHO  CABELO VIRGEM: Essa é a co