Pular para o conteúdo principal

No Vermelho: Dilemas de toda ruiva tingida

Alô? É do salão? SOCORRO! Meu cabelo está desbotado.
Loiras e morenas que me desculpem, mas não é qualquer uma que aguenta ser ruiva. Primeiro, é preciso aguentar olhares constantes e piadinhas sem-graça sobre “cabelo de fogo”. Segundo, ter paciência para retoques mensais. Terceiro, uma ruiva PRECISA saber usar maquiagem, pois pode correr o risco da cor da sombra/batom “brigar” com a cor do cabelo. E, por último, ver a cor vermelha/acobreada escorrer por água abaixo no banho, pois são as que mais desbotam. 

Felizmente, existe uma gama infinita de produtos específicos para quem tinge os fios com a cor escarlate. Sim, esses produtos são fundamentais para manter a beleza e o brilho, porém nem todos têm a qualidade que seus fios merecem. Portanto, fique atenta e separe o joio do trigo. Escrevi umas coisinhas para te ajudar nessa “missão vermelha”. 

Coloração 

Marca é importante? Sim, amiga, é muito importante. Algumas marcas investem milhões em pigmentos de qualidade que farão total diferença no seu cabelo. Outra coisa, vale lembrar que produtos profissionais oferecem mais opções e efeito superior. Muito diferente dessas colorações destinadas ao grande público. 

Não é frescura! A tabela de cores de colorações para a consumidora final não tem tons com a mesma intensidade que a as profissionais. Por isso, você compra a cor porque viu a mulher da caixinha e o resultado final nunca é o mesmo. Não caia nessa! 

Quer um vermelho-fogo superintenso? Fuja da 7744 da Koleston. Prefira a Majicontrast, da L’Oréal Professionnel, ou o Red Booster, da Alfaparf. Prometo que você não vai se arrepender. Essas tintas profissionais que indiquei são encontradas em perfumarias ou pela internet. Custam um pouquinho mais, mas valem muito a pena. 

Tanto Majicontrast quanto Red Booster clareiam até quatro tons sem descoloração, desde que seu cabelo seja virgem. Isso é ótimo para o retoque de raiz. Basta misturar a tinta com a água oxigena e aplicar no cabelo. 

Você quer ser ruiva, mas em tinta escura no cabelo? O único jeito é descolorir. Você pode usar o descolorante normal ou, para dar menos trabalho, usar um descolorante “vermelho” (sim, já descolore e colore no mesmo processo). Só não vou indicar uma marca porque não conheço o resultado final de nenhuma. 

Produtos para brilho e manutenção 

Como disse acima, cabelo vermelho desbota muito e nosso clima tropical contribui muito para isso. Solução? Investir em produtos específicos. A ação detergente de um xampu comum, por exemplo, desbota muito um fio vermelho. Por isso, o xampu precisa ter uma fórmula que limpe sem arrancar os pigmentos. 

Filtro solar é fundamental até para o cabelo. Procure produtos que oferecem proteção contra os raios UVA e UVB e amenize o problema de desbotamento. Antes de comprar, leia os ingredientes da fórmula e procure informações na internet para saber se, realmente, o tal produto protege. 

Creme hidratante com pigmento é outro produto indispensável para quem tinge o cabelo de vermelho. Mesmo com todos os cuidados na hora de lavar e de sair ao sol, o desbotamento é inevitável. O que fazer? Use um creme hidratante que tenha pigmentos avermelhados. No mesmo processo, você hidrata e reaviva a cor do cabelo.

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspiração: Bryce Dallas Howard

Quem foi no cinema assistir Jurassic World , com certeza, ficou de olho no cabelo de Claire, personagem de Bryce Dallas Howard . Trata-se de um chanel chapado e assimétrico que no decorrer do filme ganha leves ondas e dá a sensualidade que toda protagonista de um longa hollywoodiano precisa. O look da personagem foi minuciosamente planejado com tudo que está em alta. É um cabelo que tem a cor do momento (o ruivo acobreado) e o corte favorito das celebs mais trends (o tal do long bob ). O mais legal do cabelo de Claire é que ele fica cada vez mais bonito com o mega esforço que a personagem faz para sobreviver do ataque de dinossauros. Além de lutar pela própria vida, ela "arregaça as mangas" para salvar seus sobrinhos, Gray e  Zach. Dá aquela sensação de liberdade (que eu tô precisando!) de que não tem problema o efeito liso de chapinha acabar, pois o cabelo continuará sensacional. Tudo bem que na vida real a gente não costuma fugir de dinossauros, mas

Progressiva sem formol Super Lizz AnaLéa: eu usei!

foto: divulgação Era tarde de quarta-feira. Deu vontade de praticar meu "esporte" favorito: perder-me entre as prateleiras de uma loja de cosméticos e já que eu estava na Rua Vinte e Quatro de Maio, centro de São Paulo, entrei na  Padron Perfumaria . Olho um creme de hidratação aqui, um kit de cauterização ali, um esmalte acolá e me deparo com a escova progressiva sem formol Super Lizz Progress AnaLéa , que é composta de dois produtos: um xampu anti-resíduos e a progressiva propriamente dita. Fiquei curiosa. Comprei. Gastei cerca de cinquenta reais. Acabei levando também mais dois produtos o reconstrutor Restaurador + Emoliência e o Leave-on Defrizante, ambos da  Nutretrat Professional , acho que se trata de uma outra linha do mesmo fabricante da progressiva, mas o atendente me disse que é uma versão repaginada dos produtos de tratamento pós-progressiva dessa marca AnaLéa. E lá se foram mais cinquenta reais, totalizando R$ 100. Até aquele momento eu ainda estava

Pintando o cabelo de cores fantasias

Todo mundo me pergunta como faço para ter cabelo rosa. Por isso, escrevi este post explicando como é o processo pintar os fios com cores fantasias. No meu caso, precisei descolorir na primeira vez porque tinha coloração escura no cabelo. Hoje, ao retocar, uso uma tinta superclareadora na raiz a aplico a cor fantasia em todo o cabelo.  A cor natural do meu cabelo é 5.0 (ou castanho-claro) e ao ser submetido a tal tintura superclareadora abre até quatro tons sem descoloração prévia. O resultado é um fundo amarelo ótimo para jogar vermelho e laranja (como você pode ver detalhadamente abaixo).  Ok. Isso que faço dá certo para mim. Mas não significa que dê certo para você. Primeiro você precisa escolher a cor que deseja. Escolheu? Agora é preciso analisar a cor natural do seu cabelo (caso não saiba, pergunte para um profissional). Outra coisa, seu cabelo tem tintura escura? Se tiver, você TEM que descolorir. Não há outro caminho.  VERMELHO  CABELO VIRGEM: Essa é a co