Pular para o conteúdo principal

Anilina x coloração: qual é melhor?


O ano era 2006. No mercado brasileiro existiam poucas colorações de cores fantasias, tratava-se das importadas (e caras!) Jeans Colors, da Alfaparf, e Manic Panic, que os adolescentes mais descolados da época usavam. A saída para quem não tinha acesso ou não podia comprar essas tinturas era colorir os fios usando anilina (só pra constar: a que é usada em artesanato e não aquela comestível).

Eu fazia parte do time que não tinha acesso a esses produtos e que acompanhou diversas postagens em comunidades do falecido Orkut, onde aprendi que anilina misturada a um creme de cabelo branco era o suficiente para tingir de cores fantasias um cabelo anteriormente descolorido. E aquilo virou minha nova brincadeira...

Sempre achei divertido essa coisa de colorir o cabelo e, claro, tingi meu cabelo de todas as cores. Anilina era fácil de encontrar. Tinha em qualquer lojinha de armarinhos do bairro e custava míseros R$ 2,00.

Naquela época - e olha que nem faz tanto tempo assim - a indústria cosmética não tinha evoluído como atualmente. Em qualquer perfumaria encontramos uma infinidade de colorações de cores fantasias que tem um bom efeito, não mancha a pele e custa um preço razoável. Mas, e aí? Qual vale a pena usar? Anilina ou coloração?

Há mitos e verdades sobre o uso da anilina para colorir cabelo. Não são poucos os profissionais do ramo de beleza que condenam totalmente a anilina, mas, vale ressaltar, que eles usam aquilo que eles conhecem o resultado. Pensa bem. Se você fosse cabeleireiro jamais arriscaria usar em suas clientes uma fórmula divulgada na internet. E este fato é suficiente para explicar o ceticismo dos cabeleireiros quanto ao uso da anilina.

Como jornalista especializada em beleza resolvi testar a anilina para dizer para você, leitora, se seu uso é realmente seguro. Vamos lá...

ANILINA MANCHA?
De fato, a anilina mancha. Não só a pele, mas também roupas, toalhas, fronhas, chão e tudo aquilo que for tocado pela anilina. Porém, é possível remover as manchas usando um pouco de sabão em pó e água sanitária (só não vale para a pele, ok?). Porém, quem colore o cabelo com cores fantasias sabe que a coloração também mancha a pele e todos objetos tocados por ela. Isso significa que você não ficará livre das manchas se optar por usar a coloração comercial.

É IMPOSSÍVEL REMOVER PIGMENTOS DE ANILINA DO FIO DE CABELO?
Alguns profissionais dizem que a anilina "gruda" dentro do fio de cabelo e depois fica difícil de remover ou neutralizar seus pigmentos caso a pessoa queira mudar a cor.

Bom, fiz o teste. Descolori e apliquei anilina azul no cabelo de um amigo meu e 20 dias depois fizemos uma  nova descoloração e tonalizamos com alguns pingos de anilina roxa para obter um cabelo platinado. Em nenhum o momento houve dificuldade para remover os pigmentos da anilina.

Tenho uma teoria para explicar este ceticismo dos cabeleireiros quanto aos pigmentos da anilina. É que se você usar anilina vermelha ou rosa estes pigmentos não sairão do seu cabelo. As duas cores - independente de ser coloração ou anilina - não saem do cabelo.

ANILINA DANIFICA O CABELO?
Não. A anilina não danifica o cabelo. O que danifica é a descoloração, principalmente, se você não tomar cuidado ao fazer este processo. A descoloração é um processo químico muito agressivo ao cabelo, pois remove pigmentos e propriedades naturais do fio. Portanto é muito arriscado você descolorir seu cabelo em casa. É que para fazer uma descoloração é preciso levar em conta alguns fatores que as pessoas leigas não tem noção como a incompatibilidade (se seu cabelo tem relaxamento ou alisamento corre o risco de quebrar se for submetido a descoloração)

COLORAÇÃO É MELHOR QUE ANILINA?
No quesito praticidade, a coloração é muito melhor. Pois você não precisa misturar nada. Basta aplicar no cabelo e pronto. A anilina precisa ser diluída e misturada a um creme branco.

COMO DILUI ANILINA?
Há quem dilua com água e quem dilua com álcool (ingrediente que existe em muitos cosméticos). Eu, particularmente, recomendo diluir com água, pois o álcool pode ressecar o cabelo.

Leia também
Pintando o cabelo de cores fantasias

*****
Curta a fan page do blog Calcinha Rosa-Choque

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspiração: Bryce Dallas Howard

Quem foi no cinema assistir Jurassic World , com certeza, ficou de olho no cabelo de Claire, personagem de Bryce Dallas Howard . Trata-se de um chanel chapado e assimétrico que no decorrer do filme ganha leves ondas e dá a sensualidade que toda protagonista de um longa hollywoodiano precisa. O look da personagem foi minuciosamente planejado com tudo que está em alta. É um cabelo que tem a cor do momento (o ruivo acobreado) e o corte favorito das celebs mais trends (o tal do long bob ). O mais legal do cabelo de Claire é que ele fica cada vez mais bonito com o mega esforço que a personagem faz para sobreviver do ataque de dinossauros. Além de lutar pela própria vida, ela "arregaça as mangas" para salvar seus sobrinhos, Gray e  Zach. Dá aquela sensação de liberdade (que eu tô precisando!) de que não tem problema o efeito liso de chapinha acabar, pois o cabelo continuará sensacional. Tudo bem que na vida real a gente não costuma fugir de dinossauros, mas...

Progressiva sem formol Super Lizz AnaLéa: eu usei!

foto: divulgação Era tarde de quarta-feira. Deu vontade de praticar meu "esporte" favorito: perder-me entre as prateleiras de uma loja de cosméticos e já que eu estava na Rua Vinte e Quatro de Maio, centro de São Paulo, entrei na  Padron Perfumaria . Olho um creme de hidratação aqui, um kit de cauterização ali, um esmalte acolá e me deparo com a escova progressiva sem formol Super Lizz Progress AnaLéa , que é composta de dois produtos: um xampu anti-resíduos e a progressiva propriamente dita. Fiquei curiosa. Comprei. Gastei cerca de cinquenta reais. Acabei levando também mais dois produtos o reconstrutor Restaurador + Emoliência e o Leave-on Defrizante, ambos da  Nutretrat Professional , acho que se trata de uma outra linha do mesmo fabricante da progressiva, mas o atendente me disse que é uma versão repaginada dos produtos de tratamento pós-progressiva dessa marca AnaLéa. E lá se foram mais cinquenta reais, totalizando R$ 100. Até aquele momento eu ainda est...

Pintando o cabelo de cores fantasias

Todo mundo me pergunta como faço para ter cabelo rosa. Por isso, escrevi este post explicando como é o processo pintar os fios com cores fantasias. No meu caso, precisei descolorir na primeira vez porque tinha coloração escura no cabelo. Hoje, ao retocar, uso uma tinta superclareadora na raiz a aplico a cor fantasia em todo o cabelo.  A cor natural do meu cabelo é 5.0 (ou castanho-claro) e ao ser submetido a tal tintura superclareadora abre até quatro tons sem descoloração prévia. O resultado é um fundo amarelo ótimo para jogar vermelho e laranja (como você pode ver detalhadamente abaixo).  Ok. Isso que faço dá certo para mim. Mas não significa que dê certo para você. Primeiro você precisa escolher a cor que deseja. Escolheu? Agora é preciso analisar a cor natural do seu cabelo (caso não saiba, pergunte para um profissional). Outra coisa, seu cabelo tem tintura escura? Se tiver, você TEM que descolorir. Não há outro caminho.  VERMELHO  CABELO V...