Pular para o conteúdo principal

Tudo o que você queria saber sobre pele oleosa


Brasil, país de clima tropical quente e úmido, de calor gostoso, de ventos litorais, de período chuvoso, de quatro estações, de cinco regiões e território de uma população formada pela miscigenação racial, que, em sua grande maioria, herdou de seus ancestrais peles do tipo mista e oleosa. 

É justamente o clima brasileiro que estimula a glândulas sebáceas da nossa pele a produzir um excesso de sebo que causa aquele aspecto gorduroso (sabe quando você tem a impressão que passou óleo de cozinha no rosto?) que, se não tratado corretamente, pode "criar" cravos e espinhas.

Caso você esteja se perguntando como faz saber se sua pele é oleosa ou mista saiba que a oleosa tem secreção sebácea por toda a extensão do rosto enquanto a mista tem somente na "Zona T" (testa, nariz e queixo). Certo? Agora vamos falar sobre tudo o que você queria saber sobre pele oleosa.


CUIDADOS
Lavar o rosto duas vezes por dia é o principal cuidado para controlar a produção de oleosidade da nossa pele. É preciso enfatizar: DUAS VEZES por dia, ao acordar e antes dormir. "Lavar muitas vezes pode causar o que nós chamamos de efeito rebote, ou seja, a pele 'entende' que está seca e produz mais sebo, consequentemente, mais oleosidade", explica a dermatologista Carla Albuquerque.

Além da higienização diária, a especialista também ressalta a importância de usar produtos adequados. "Se você usa maquiagem prefira as que são livre de óleo e nunca se esqueça de remover com demaquilante. Evite qualquer produto que tenha óleo na formulação, pois obstruem poros e causam cravos e espinhas. Recomendo também marcar mensalmente uma limpeza de pele com profissional habilitado e fazer esfoliação duas vezes por semana para remover células mortas e renovar a pele."

Se o problema com oleosidade continuar mesmo com os cuidados específicos arranje um tempo para ir ao dermatologista. "Assim você descobrirá se seu problema é de origem hormonal e assim o profissional indicará o tratamento mais adequado e eficiente", acrescenta Carla.

FIQUE ESPERTA
Você sabia que pele oleosa também precisa ser hidratada? "Percebo que muitas pessoas com pele mista/oleosa evitam hidratantes quando o certo é usar um hidratando específico", alerta a dermatologista Carla Albuquerque.

O dermatologista Alberto Cordeiro comenta também outro erro: lavar o rosto água quente. "A alta temperatura da água também estimula a produção de oleosidade, portanto, recomendo evitá-la no rosto até nos dias frios", aconselha.


MELHORES INGREDIENTES
Conheça os ingredientes presentes na formulação de produtos específicos para pele mista/oleosa:

Ácido Salicílico
Tem os incríveis poderes de controlar a produção de oleosidade e secar espinhas. É um dos ativos mais frequentes em cosméticos e dermocosméticos para pele mista/oleosa.

Ácido Glicólico
Age profundamente na pele e estimula a produção de colágeno. Seu uso - unido ao protetor solar e hábitos saudáveis - mantem a pele macia, hidratada e livre de rugas.

Asebiol
Sua ação adstringente diminui a produção de gordura nas glândulas sebáceas. Auxilia (e muito) no combate a espinhas.

Enxofre
Regulariza a secreção sebácea e reduz a oleosidade.

Gluconato de Zinco
Controla a oleosidade, acalma a pele e a protege de inflamações.

Leia também
Pele oleosa: melhores produtos
Cuidados de verão: pele + cabelo

******
Curta a fan page do blog Calcinha Rosa-Choque

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspiração: Bryce Dallas Howard

Quem foi no cinema assistir Jurassic World , com certeza, ficou de olho no cabelo de Claire, personagem de Bryce Dallas Howard . Trata-se de um chanel chapado e assimétrico que no decorrer do filme ganha leves ondas e dá a sensualidade que toda protagonista de um longa hollywoodiano precisa. O look da personagem foi minuciosamente planejado com tudo que está em alta. É um cabelo que tem a cor do momento (o ruivo acobreado) e o corte favorito das celebs mais trends (o tal do long bob ). O mais legal do cabelo de Claire é que ele fica cada vez mais bonito com o mega esforço que a personagem faz para sobreviver do ataque de dinossauros. Além de lutar pela própria vida, ela "arregaça as mangas" para salvar seus sobrinhos, Gray e  Zach. Dá aquela sensação de liberdade (que eu tô precisando!) de que não tem problema o efeito liso de chapinha acabar, pois o cabelo continuará sensacional. Tudo bem que na vida real a gente não costuma fugir de dinossauros, mas

Progressiva sem formol Super Lizz AnaLéa: eu usei!

foto: divulgação Era tarde de quarta-feira. Deu vontade de praticar meu "esporte" favorito: perder-me entre as prateleiras de uma loja de cosméticos e já que eu estava na Rua Vinte e Quatro de Maio, centro de São Paulo, entrei na  Padron Perfumaria . Olho um creme de hidratação aqui, um kit de cauterização ali, um esmalte acolá e me deparo com a escova progressiva sem formol Super Lizz Progress AnaLéa , que é composta de dois produtos: um xampu anti-resíduos e a progressiva propriamente dita. Fiquei curiosa. Comprei. Gastei cerca de cinquenta reais. Acabei levando também mais dois produtos o reconstrutor Restaurador + Emoliência e o Leave-on Defrizante, ambos da  Nutretrat Professional , acho que se trata de uma outra linha do mesmo fabricante da progressiva, mas o atendente me disse que é uma versão repaginada dos produtos de tratamento pós-progressiva dessa marca AnaLéa. E lá se foram mais cinquenta reais, totalizando R$ 100. Até aquele momento eu ainda estava

Pintando o cabelo de cores fantasias

Todo mundo me pergunta como faço para ter cabelo rosa. Por isso, escrevi este post explicando como é o processo pintar os fios com cores fantasias. No meu caso, precisei descolorir na primeira vez porque tinha coloração escura no cabelo. Hoje, ao retocar, uso uma tinta superclareadora na raiz a aplico a cor fantasia em todo o cabelo.  A cor natural do meu cabelo é 5.0 (ou castanho-claro) e ao ser submetido a tal tintura superclareadora abre até quatro tons sem descoloração prévia. O resultado é um fundo amarelo ótimo para jogar vermelho e laranja (como você pode ver detalhadamente abaixo).  Ok. Isso que faço dá certo para mim. Mas não significa que dê certo para você. Primeiro você precisa escolher a cor que deseja. Escolheu? Agora é preciso analisar a cor natural do seu cabelo (caso não saiba, pergunte para um profissional). Outra coisa, seu cabelo tem tintura escura? Se tiver, você TEM que descolorir. Não há outro caminho.  VERMELHO  CABELO VIRGEM: Essa é a co