Muitas meninas pensam que, para tingir o cabelo, basta aplicar a tinta e pronto, por isso, é comum escutar gente dizendo que "a tinta não pegou", "que deixou o cabelo verde" e outras bobagens sem sentido.
Costumo dizer que é imprescindível que toda consumidora (as que gostam de se aventurar com coloração em casa, é claro) tenha noções em colorimetria para evitar manchas e outros erros muito comuns. Fiz uma listinha com alguns cuidados que as iniciantes devem ter antes de tingir o cabelo sozinha.
Não confie na foto da modelo da caixinha
Não caia nessa! A chance do seu cabelo ficar igual a da modelo da embalagem da coloração é abaixo de zero. O resultado da tintura vai depender do tom natural do seu cabelo e se você tiver coloração (mesmo que seja de "faz tempo") terá que descolorir dependendo do tom. OBS. Não tente descolorir seu cabelo sozinha.
De olho no tom
Lembro que uma conhecida minha usava a coloração 5.5 (castanho claro acaju) e ficou tentada a mudar para o tom 4.66 (castanho médio vermelho intenso). Porém, ela desistiu achando que o tal vermelho intenso (que parecia mais claro por causa da modelo da caixinha) mancharia o cabelo dela. Foi quando expliquei que o 4.66 é um tom mais escuro que o 5.5 e que não haveria manchas, mas ficaria mais escuro. Sugeri que ela usasse o 5.66 (castanho claro vermelho intenso). Ela usou e ficou satisfeita.
Como saber se o tom escolhido escurecerá ou manchará? Simples! Fique de olho no número que vem antes do ponto. Percebeu que 4 é mais escuro que 5? Como sei disso? É que me baseio na tabela de cores da altura de tons (veja abaixo). Você pode manchar seu cabelo se usar uma coloração mais clara que a que costuma usar. Ou seja, se você usa a 5.3 (castanho claro dourado) e muda para a 6.3 (loiro escuro dourado) ficará com a raiz mais clara que as pontas - e sim, as pessoas perceberão e dirão a frase mais sem noção do mundo: "ai a tinta só pegou na sua raiz".
Carol, como você sabe que uma tinta é dourada ou acaju? Ué, sei por causa da colorimetria. O número antes do ponto representa a altura da cor e o número depois do ponto o tom. Veja mais sobre isso no post Noções em Colorimetria.
Compre mais de uma caixinha
Só compre uma caixinha de tinta se você tiver cabelo curto. Se tiver cabelo de comprimento médio, compre duas caixinhas. Se tiver longo, veja a possibilidade de comprar mais de duas - vai depender do volume e quantidade do cabelo.
Retoque de raiz
Quando for retocar a raiz, aplique a tintura somente nela. É que o comprimento e pontas (principalmente as pontas) são mais porosas que a raiz. Isso significa que você danificará seu cabelo sem necessidade. Quando clareamos a raiz para igualar ao resto do cabelo, usamos água oxigenada de 20 ou 30 volumes. Ao aplicar a coloração com a volumagem dessas águas oxigenadas no comprimento e pontas nós danificamos o fio. Por isso, costumo misturar uma parte da tinta com ox de 20 ou 30 volumes somente para a raiz e outra parte com ox de 10 volumes para comprimento e pontas. A água oxigenada de 10 volumes só fixa a cor no fio e danifica menos. Vale a pena!
Dividir é certo
Piranha, prendedor, presilha. Não importa como você chama, mas sempre tenha prendedores de cabelo por perto quando for tingir o cabelo em casa. Divida seu cabelo em quatro partes (como indica a "bula" da maioria das colorações), pois facilita a aplicação da tintura na raiz e garante uma cobertura uniforme em todo comprimento e pontas do cabelo.
Hidratação sempre!
Alguns kits de coloração vêm com uma dose de creme hidratante "pós-coloração". Nunca pule essa etapa. Após usar a tintura, use hidratante para selar as cutículas dos seus fios. Seu cabelo ficará macio, brilhante e reparado das agressões da tintura.
Antes do calor
É normal a gente ficar com vontade de secar o cabelo para ver o resultado da coloração. Dá para fazer isso e evitar danos. É só usar um protetor térmico para proteger seus fios do calor do secador e da chapinha.
Leia também
*****
Comentários
Postar um comentário