Pular para o conteúdo principal

Principais cuidados para tingir cabelo sozinha


Muitas meninas pensam que, para tingir o cabelo, basta aplicar a tinta e pronto, por isso, é comum escutar gente dizendo que "a tinta não pegou", "que deixou o cabelo verde" e outras bobagens sem sentido. 

Costumo dizer que é imprescindível que toda consumidora (as que gostam de se aventurar com coloração em casa, é claro) tenha noções em colorimetria para evitar manchas e outros erros muito comuns. Fiz uma listinha com alguns cuidados que as iniciantes devem ter antes de tingir o cabelo sozinha. 

Não confie na foto da modelo da caixinha 
Não caia nessa! A chance do seu cabelo ficar igual a da modelo da embalagem da coloração é abaixo de zero. O resultado da tintura vai depender do tom natural do seu cabelo e se você tiver coloração (mesmo que seja de "faz tempo") terá que descolorir dependendo do tom. OBS. Não tente descolorir seu cabelo sozinha. 

De olho no tom 
Lembro que uma conhecida minha usava a coloração 5.5 (castanho claro acaju) e ficou tentada a mudar para o tom 4.66 (castanho médio vermelho intenso). Porém, ela desistiu achando que o tal vermelho intenso (que parecia mais claro por causa da modelo da caixinha) mancharia o cabelo dela. Foi quando expliquei que o 4.66 é um tom mais escuro que o 5.5 e que não haveria manchas, mas ficaria mais escuro. Sugeri que ela usasse o 5.66 (castanho claro vermelho intenso). Ela usou e ficou satisfeita. 

Como saber se o tom escolhido escurecerá ou manchará? Simples! Fique de olho no número que vem antes do ponto. Percebeu que 4 é mais escuro que 5? Como sei disso? É que me baseio na tabela de cores da altura de tons (veja abaixo). Você pode manchar seu cabelo se usar uma coloração mais clara que a que costuma usar. Ou seja, se você usa a 5.3 (castanho claro dourado) e muda para a 6.3 (loiro escuro dourado) ficará com a raiz mais clara que as pontas - e sim, as pessoas perceberão e dirão a frase mais sem noção do mundo: "ai a tinta só pegou na sua raiz". 


Carol, como você sabe que uma tinta é dourada ou acaju? Ué, sei por causa da colorimetria. O número antes do ponto representa a altura da cor e o número depois do ponto o tom. Veja mais sobre isso no post Noções em Colorimetria

Compre mais de uma caixinha 
Só compre uma caixinha de tinta se você tiver cabelo curto. Se tiver cabelo de comprimento médio, compre duas caixinhas. Se tiver longo, veja a possibilidade de comprar mais de duas - vai depender do volume e quantidade do cabelo. 

Retoque de raiz 
Quando for retocar a raiz, aplique a tintura somente nela. É que o comprimento e pontas (principalmente as pontas) são mais porosas que a raiz. Isso significa que você danificará seu cabelo sem necessidade. Quando clareamos a raiz para igualar ao resto do cabelo, usamos água oxigenada de 20 ou 30 volumes. Ao aplicar a coloração com a volumagem dessas águas oxigenadas no comprimento e pontas nós danificamos o fio. Por isso, costumo misturar uma parte da tinta com ox de 20 ou 30 volumes somente para a raiz e outra parte com ox de 10 volumes para comprimento e pontas. A água oxigenada de 10 volumes só fixa a cor no fio e danifica menos. Vale a pena! 

Dividir é certo 
Piranha, prendedor, presilha. Não importa como você chama, mas sempre tenha prendedores de cabelo por perto quando for tingir o cabelo em casa. Divida seu cabelo em quatro partes (como indica a "bula" da maioria das colorações), pois facilita a aplicação da tintura na raiz e garante uma cobertura uniforme em todo comprimento e pontas do cabelo.  

Hidratação sempre! 
Alguns kits de coloração vêm com uma dose de creme hidratante "pós-coloração". Nunca pule essa etapa. Após usar a tintura, use hidratante para selar as cutículas dos seus fios. Seu cabelo ficará macio, brilhante e reparado das agressões da tintura. 

Antes do calor 
É normal a gente ficar com vontade de secar o cabelo para ver o resultado da coloração. Dá para fazer isso e evitar danos. É só usar um protetor térmico para proteger seus fios do calor do secador e da chapinha.

Leia também

*****

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspiração: Bryce Dallas Howard

Quem foi no cinema assistir Jurassic World , com certeza, ficou de olho no cabelo de Claire, personagem de Bryce Dallas Howard . Trata-se de um chanel chapado e assimétrico que no decorrer do filme ganha leves ondas e dá a sensualidade que toda protagonista de um longa hollywoodiano precisa. O look da personagem foi minuciosamente planejado com tudo que está em alta. É um cabelo que tem a cor do momento (o ruivo acobreado) e o corte favorito das celebs mais trends (o tal do long bob ). O mais legal do cabelo de Claire é que ele fica cada vez mais bonito com o mega esforço que a personagem faz para sobreviver do ataque de dinossauros. Além de lutar pela própria vida, ela "arregaça as mangas" para salvar seus sobrinhos, Gray e  Zach. Dá aquela sensação de liberdade (que eu tô precisando!) de que não tem problema o efeito liso de chapinha acabar, pois o cabelo continuará sensacional. Tudo bem que na vida real a gente não costuma fugir de dinossauros, mas

Progressiva sem formol Super Lizz AnaLéa: eu usei!

foto: divulgação Era tarde de quarta-feira. Deu vontade de praticar meu "esporte" favorito: perder-me entre as prateleiras de uma loja de cosméticos e já que eu estava na Rua Vinte e Quatro de Maio, centro de São Paulo, entrei na  Padron Perfumaria . Olho um creme de hidratação aqui, um kit de cauterização ali, um esmalte acolá e me deparo com a escova progressiva sem formol Super Lizz Progress AnaLéa , que é composta de dois produtos: um xampu anti-resíduos e a progressiva propriamente dita. Fiquei curiosa. Comprei. Gastei cerca de cinquenta reais. Acabei levando também mais dois produtos o reconstrutor Restaurador + Emoliência e o Leave-on Defrizante, ambos da  Nutretrat Professional , acho que se trata de uma outra linha do mesmo fabricante da progressiva, mas o atendente me disse que é uma versão repaginada dos produtos de tratamento pós-progressiva dessa marca AnaLéa. E lá se foram mais cinquenta reais, totalizando R$ 100. Até aquele momento eu ainda estava

Pintando o cabelo de cores fantasias

Todo mundo me pergunta como faço para ter cabelo rosa. Por isso, escrevi este post explicando como é o processo pintar os fios com cores fantasias. No meu caso, precisei descolorir na primeira vez porque tinha coloração escura no cabelo. Hoje, ao retocar, uso uma tinta superclareadora na raiz a aplico a cor fantasia em todo o cabelo.  A cor natural do meu cabelo é 5.0 (ou castanho-claro) e ao ser submetido a tal tintura superclareadora abre até quatro tons sem descoloração prévia. O resultado é um fundo amarelo ótimo para jogar vermelho e laranja (como você pode ver detalhadamente abaixo).  Ok. Isso que faço dá certo para mim. Mas não significa que dê certo para você. Primeiro você precisa escolher a cor que deseja. Escolheu? Agora é preciso analisar a cor natural do seu cabelo (caso não saiba, pergunte para um profissional). Outra coisa, seu cabelo tem tintura escura? Se tiver, você TEM que descolorir. Não há outro caminho.  VERMELHO  CABELO VIRGEM: Essa é a co